História da Freguesia

A freguesia de Alcobertas localiza-se no extremo Norte do concelho de Rio Maior e tem uma área total de 3203 ha, com uma população de 1923 habitantes (censos de 2011) e uma densidade populacional de 0,60hab/ha.

É limitado a Oeste pelo concelho de Alcobaça, mais propriamente pela freguesia da Benedita e pela freguesia de Turquel, a Norte faz fronteira com o concelho de Porto Mós, junto da freguesia de Arrimal, a Este com o concelho de Santarém, com as freguesias de Alcanede e Gançaria. Já a Sul, faz fronteira com as freguesias de Rio Maior e São Sebastião, ambas do concelho de Rio Maior.

Esta freguesia está localizada na vertente Este da Serra dos Candeeiros e é banhada pela ribeira com o seu nome, que nasce no pitoresco sítio dos Olhos de Água.Pertenceu ao concelho de Alcanede até a extinção deste em 24 de outubro de 1835 é umapovoação em que as Grutas, as paisagens imponentes são uma das suas melhores características.Esta freguesia concentra um grande património histórico e turístico, a nível arqueológico e cultural (paisagem do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, gruta de Alcobertas, Silos Romanos, Forno Medieval, Cruzeiro, Cabeço da Pena e o de São Martinho, Basalto Prismático, Azenhas, Capelas, Igrejas e o Dólmen de Alcobertas).

Alcobertas pertenceu ao Concelho de Alcanede desde a sua fundação: a 4 de julho de 1536, por carta de licença de D. Afonso, Cardeal de S. Brás, Arcebispo de Lisboa, foi instituída como freguesia sufragânea à Igreja Matriz de Alcanede. Com a extinção do concelho de Alcanede, a 24 de outubro de 1855 passou a integrar o concelho de Rio Maior.

Para a história fica também o dia 13 de maio de 1999, data em que Alcobertas passou a Vila.

As acessibilidades na freguesia ligam os vários aglomerados através de uma estrutura radial cujo ponto central é a sede de freguesia. Há ainda o destaque para a via de articulação, a EN-566, que se desenvolve no sentido Sudoeste-Nordeste, ligando a sede de Concelho (Rio Maior) ao concelho de Santarém.

Na freguesia de Alcobertas, predominam os aglomerados de pequena dimensão, sendo os mais expressivos territorialmente a sede de freguesia, Casais Monizes, Sourões e Chãos. Num segundo nível, existem pequenas povoações de menor expressão como Outeiro, Ribeira de Cima, Ribeira das Neves, Alqueidão, Portela de Teira, Fonte Longa e Teira. Há ainda algumas aldeias que se desenvolvem ao longo de pequenos troços viários: Valteira, Barbines, Casal do Arneiro e Casal da Velha.

Rua Santa Maria Madalena, nº 43
2040-011 Alcobertas