Anta ou Dólmen de Alcobertas

O Dólmen de Alcobertas é um monumento funerário Megalítico característico do período Neolítico e está entre os dez maiores exemplares da Península Ibérica. É constituído por uma câmara e um pequeno corredor, originalmente todo o conjunto estava coberto de terra formando uma Mamoa. A câmara é formada com oito esteios e o corredor apenas por dois, um de cada lado.

No séc. XVIII, o chapéu lítico que cobria a câmara fraturou-se tendo sido construída a cobertura abobadada que hoje ostenta.

O núcleo inicial do Templo partiu do próprio Dólmen que funcionou como capela desde a sua cristianização no séc. XVI quando é elevada ao estatuto de Igreja Matriz.

Com o aumento demográfico foi necessário proceder à ampliação no decurso do séc. XVI e de novo no séc. XVII onde se destaca a colocação dos azulejos tipo padrão. Ainda no séc. XVII, o Templo acabou por sofrer uma rotação para a posição que hoje possui.

No segundo quartel do séc. XX, foram levadas a cabo mais duas campanhas de obras no sentido de criar mais espaço para albergar os fiéis, sendo de destacar a total remodelação da capela-mor e do altar e a criação de um novo corpo lateral, aproveitando um edifício paroquial já existente.