Porto do Rio

Porto do Rio

A preocupação do Homem em realizar a gestão da água disponível e da água que pode ser explorada de uma forma economicamente viável remete-nos para os tempos em que a humanização sentiu a necessidade de expandir os regadios e começou a utilizar a água para um número crescente de atividades levando ao incremento dos seus consumos.

Este incremento nos consumos, desde que não seja realizado de uma forma sustentável para o planeta, conduz a situações de escassez e insuficiência para todas as atividades.

Apesar de a água ser fundamental para a fauna e flora, a agricultura e a atividade industrial são as atividades com maiores consumos de água.

Nos dias de hoje as massas de água são importantes áreas onde o lazer apresenta grande dinamismo. Em Alcobertas até meados do séc. XX o Homem sentindo necessidades de moer os cereais para a produção de pão aproveitou a força motriz da água para construir diversos açudes no leito da Ribeira de Alcobertas oito azenhas e dois lagares de azeite.

O curso de água da ribeira, desviado para uma caleira, é conduzido até à roda madeira que faz trabalhar o engenho de moagem.

O engenho de moagem é um conjunto de duas pedras- a base ou a mão-de-mó e a pedra-de-moer. Enquanto a mão-de-mó é estacionária, a pedra de moer realiza a moenda enquanto se move contra a mão-de-mó. Para tal, deverá ter diversos sulcos ou lâminas para ajudar a dispersar a farinha moída para fora das pedras. Esta condição leva a que a pedra-de-moer seja afiada constantemente. Outra condicionante deste tipo de engenho é a correta colocação das pedras para produzir farinha de boa qualidade.

A água da Ribeira de Alcobertas é ainda utilizada para regar as pequenas parcelas onde ainda se pratica agricultura. Em tempo mais remotos, aproveitando os açudes, foram construídas levadas de água para a conduzir até aos pontos mais altos das parcelas a fim de regar através da gravidade. Quando esta técnica não era possível de implementa as pessoas recorriam às picotas para extrair a água de poços ou zonas da ribeira mais funda. Nas zonas de fácil acesso a água era tirada com o apoio de um cabaço.

Morada

Rua Santa Maria Madalena, nº 43
2040-011 Alcobertas

Telefone

243 405 111