Formações Primárias Basálticas de Pena de Aleixo

Formações Primárias Basálticas de Pena de Aleixo

O afloramento está integrado num vasto filão-camada basáltico com vários quilómetros de extensão, o qual acompanha a Este para além da Serra dos Candeeiros a estrutura diapírica de Rio Maior-Porto de Mós. A disjunção prismática que revela, situa-se numa frente abandonada da pedreira. Nesta disjunção verificam-se colunas com cerca de 0,5m de diâmetro por 15 a 20 metros de altura. O local é privilegiado ainda pela vista para a vila de Alcobertas.

Os primas estão muito bem definidos e o conjunto é uma autêntica maravilha da natureza. A formação das colunas prismáticas ocorre durante o arrefecimento da lava expelida por um vulcão. Salientamos que observando este afloramento estão presentes prismas de secção aproximadamente hexagonal, aspeto este que é conhecido como disjunção prismática ou colunar, isto acontece quando o arrefecimento da rocha que leva à contração, induzindo o arrefecimento de fraturas.

Classificado pelo Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação como de importância nacional e de interesse geomorfológico.

Morada

Rua Santa Maria Madalena, nº 43
2040-011 Alcobertas

Telefone

243 405 111